terça-feira, 29 de junho de 2010

Outras Histórias


Após o ponta pé inicial com o filme short cuts os roteiristas tem explorado o multiplots ou seja, várias pequenas histórias dentro de uma história maior. Às vezes elas não se conectam, outras dialogam entre si.
A estrutura dessas histórias aparentemente é anárquica a estrutura da narrativa clássica ou, como popularmente conhecida; uma história com começo meio e fim onde só há um herói, onde há vários impedimentos para que o objetivo do herói seja alcançado.
Ainda nessa reflexão sobre os múltiplots acredito que as pequenas histórias às vezes não fogem tanto da estrutura clássica.

O drama central, o ponto de virada, a motivação do personagem o clímax enfim, estão todos presentes, ainda que a ordem dos acontecimentos não sejam os mesmos, ainda que só ao final o drama das outras histórias faça sentido.
Quando visto no cinema isso tudo fica mais claro, a eficiência do diretor auxilia na compreensão do emaranhado de sentimentos que aparecem ao longo das pequenas histórias. Mas, quando esses pequenos dramas acontecem na vida real sem auxílio de uma tela branca e o conforto de uma sala de projeção, nossa visão, nosso entendimento fica limitado por não termos a precisão do corte, precisão do início de uma outra história, ou o término de uma história antiga. Fica tudo assim, tudo um pouco confuso.

Entretanto, saber que não existe uma história única, com um único final, com um personagem estático, planificado, possibilita que o filme da vida real tome nuances nunca antes pensado, nunca antes vivido, sabores nunca antes experimentado, é como se fosse uma Avant garde de sentimentos descortinando uma série de possibilidades...



Nenhum comentário:

Postar um comentário